Nesta terça-feira (11), cerca de 35 monitoras do Ensino Infantil da Rede Municipal de Educação de São Manuel se reuniram no salão da EMEI “Dona Leonor Mendes de Barros” para assistirem a três palestras destinadas ao aperfeiçoamento e troca de informações sobre o cotidiano da profissão.

O Professor José Roberto Saglietti, Diretor de Educação e Cultura, abriu o encontro e destacou que a iniciativa é a primeira de muitas. “É muito importante investirmos na melhoria da capacitação, pois vocês (monitoras) são quem fazem o acolhimento das crianças na primeira fase da vida”.

O prefeito Ricardo Salaro também esteve presente e comentou sobre a relevância da profissão de monitora e das dificuldades exigidas. “Ser monitora exige muito preparo, técnica, pedagogia e, muitas vezes, psicologia. Trabalhar com criança é como lapidar uma pedra bruta e são vocês que começam essa lapidação, para que elas cresçam adultos educados, conscientes e felizes”, expôs o Prefeito.

A coordenadora do evento Flávia do Carmo agradeceu a presença das monitoras: “Há muito tempo a rede municipal queria fazer essa reunião. Vocês, monitoras, têm uma função muito importante! Esperamos que estes encontros sejam frequentes e periódicos”, comentou Flávia que fez a apresentação da primeira palestrante do dia, a Enfermeira da Unidade de Saúde Pública de São Manuel, Letícia Toledo.

Letícia abriu o ciclo de palestras com o tema: “Cuidados com Higiene e Saúde na Infância”. Além de informações técnicas sobre higiene e saúde, as monitoras também puderam conferir uma aula voltada à pedagogia, ministrada pelas professoras de Bauru, Rose Gaido e Ângela Campos; e também relacionada à psicologia e música, ministrada pelo Psicólogo do CRAS São Manuel, Renato Bragiato.

Dia 26 de julho haverá a mesma capacitação para outras monitoras.

Confira a programação

Palestra 1
Tema: Cuidados com Higiene e Saúde na Infância
Palestrante: Letícia Alves Toledo (Enfermeira da Unidade de Saúde Pública de São Manuel)

Palestra 2
Tema: Cada Fase, Muitos Estímulos. Cada Estímulo, Muitos Aprendizados
Palestrantes: Prof. Rose Teixeira Gaido (Pedagoga especializada em Educação Infantil – Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação de Bauru-SP – Responsável pela Seção de Pesquisas Educacionais) e Prof. Ângela Edilaine Lemos de Campos (Pedagoga especializada em Educação Infantil – Divisão de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Bauru-SP – Responsável Seção de Bibliotecas e Multimeios)

Palestra 3
Tema: Música: o Mágico Ingrediente Para uma Vida Feliz
Palestrante: Renato Bragiato (Psicólogo – Assistente Social do CRAS de São Manuel)

(com Assessoria de Imprensa)

 

Últimas Notícias : Pages : FM Integração